CRESCER SAUDÁVEL

Crescendo Juntos

Com o apoio do Fundo Monsanto, a instituição Para Crianças está liderando um programa inovador de educação e nutrição para mães e seus filhos com idade entre 0-5 anos em Petrolina, Pernambuco.

O programa Crescer Saudável baseia-se nas melhores práticas do modelo de programa “Crianças Saudáveis, Futuros Saudáveis” de longa data do INMED. Este, adaptável, escalável e amplamente replicado, que atingiu mais de três milhões de crianças em todo o mundo desde 1993, e que concentra-se na mudança de comportamento a longo prazo em termos de escolha e adoção de hábitos saudáveis, alavancados por um efeito multiplicador através do qual a educação em saúde e nutrição é compartilhado não só com as crianças, mas com seus familiares, professores e com a toda comunidade através do engajamento cívico e atitudes coletivas para mudanças positivas.

O programa apoia os princípios coletivos da estrutura de segurança alimentar da FAO, da OMS e a plataforma Fome Zero das Nações Unidas. O componente escolar de jardinagem do programa, além da formação de merendeiras abordarão a questão do acesso a alimentos nutritivos, enquanto o componente de educação e treinamento para mães, professores e agentes comunitários de saúde abordará o uso e consumo de alimentos nutritivos, ao mesmo tempo que promove mudança de comportamento a longo prazo entre esses participantes—e entre as crianças da pré-escola foco central do programa, que estão no estágio crítico de definição de preferências e hábitos para o resto de suas vida. O programa também aborda as principais questões não-alimentares que afetam a segurança alimentar, incluindo a saúde preventiva e a educação em higiene.

2016

Petrolina – Pernambuco

Um programa parceiro entre Monsanto Fund, INMED Partnerships for Children, INMED Brasil e o Município de Petrolina.

http://www.monsantofund.org/

  • Melhoria do estado nutricional das crianças
  • Ampliação do conhecimento de conceitos de nutrição
  • Aumento ao acesso a alimentos frescos através de hortas em pré-escolas
  • Melhoria na ingestão
  • Melhoria dos hábitos nutricionais entre as mães
  • Sustentabilidade do programa por meio de parcerias
  • Ampliação na qualificação dos agentes comunitários de saúde
  • 117 unidades pré-escolares da Petrolina na primeira fase
  • 14.000 crianças de 06 meses até 05 anos na primeira fase
  • Meta de atingir em até 36 meses um total de: 58.000 pessoas na melhoria da nutrição e na adoção de comportamentos saudáveis: aproximadamente 33.000 crianças entre 0-5 anos; quase 23.000 mães; mais de 2.000 professores, cuidadores e outros envolvidos na assistência à infância e outros professores de pré-escola; 350 merendeiras; e 120 agentes comunitários de saúde

Melhorar a nutrição, reduzir a fome e fortalecer a segurança alimentar, inclusive através da escola e hortas familiares. Para esse fim, medimos vários  resultados, documentando o estado nutricional de mães e filhos, o conhecimento de conceitos de nutrição e o acesso e consumo de produtos frescos e hábitos nutricionais.

  1. Promover melhorias sustentáveis na saúde infantil e no estado nutricional.
  2. Aumentar a participação das crianças nas atividades físicas.
  3. Fortalecer o envolvimento dos pais em educação e atividades para melhorar a nutrição e adotar estilos de vida mais saudáveis.
  4. Construir as fundações para bases sustentáveis ao longo prazo.
  • Construção de hortas escolares e comunitárias;
  • Engajamento das famílias nas ações;
  • Disseminação de conhecimento através de atividades lúdicas para as mães;
  • Treinamento dos professores, administradores e merendeiras escolares;
  • Construção de material didática e disseminação de informação.

Photo Gallery

Nosso Impacto

Documentamos, relatamos e mensuramos o impacto de transformação de nossos programas. Todos os depoimentos são casos reais.  Veja como o impacto de uma vida, passa a impactar milhares de vidas.

Estamos atingindo nossa meta de beneficiar:

22.000 crianças entre 0-5 anos | 22,.700 mães | 1.400 professores | e 350 merendeiras através de 125 creches da rede pública em Petrolina, Pernambuco, ao longo de 3 anos.

O projeto está focado na construção de hortas como catalisadoras da promoção da educação nutricional de crianças, mães, professores, merendeiras e profissionais de saúde. Com isso, contribuimos e encorajamos a adoção de hábitos alimentares saudáveis em casa, nos bairros e nas escolas.

O apoio do Fundo Monsanto, do programa Crescer Saudável proporciona ganhos de nutrição e hábitos saudáveis para mães e crianças na primeira infância.

Plantando as Sementes da Esperança - A História da Solange

Para a Solange, mãe solteira de 11 filhos, a vida estava muito difícil.  Solange não é letrada. Ela trabalhava como doméstica e vendia roupas usadas para alimentar sua família, inclusive sua neta.  O dinheiro não era o suficiente e muitas vezes a família passava fome.

A vida da Solange começou a melhorar quando ela se inscreveu num treinamento do programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável  de jardinagem e nutrição na escola dos filhos.

“Minha vida é outra agora. Estou muito grata e quero que outras pessoas aprendam que aprendi.”

Solange era fascinada pela jardinagem e esperançosa que ao aprender cultivar sua própria comida, ela pudesse eliminar a fome de sua família.  Ela voluntariou manter o jardim da escola e quando ela descobriu que uma outra escola na região precisava de uma jardineira, ela se candidatou pela vaga e foi contratada.

O orgulho da Solange é contaminante, avô com seu primeiro emprego registrado. O jardim dela é lindo e robusto. Todo mês, além de seu salário e alimentos da horta, ela ainda recebe uma cesta básica.

Motivada pelo seu próprio sucesso ao ver o quão importante  é a horta para os alunos da escola (pois para muitos a escola é a única refeição do dia) a Solange começou a criar outras hortas na vizinhança.  Outros membros da comunidade assistiram e se interessaram, pois alimentos frescos são um luxo na sua comunidade, e logo os bairros ao redor da escola estavam com hortaliças e legumes para suas próprias famílias.

O trabalho incansável da Solange chamou a atenção do município local e acabaram a contratando para construir e manter mais hortas em escolas que não tinham, levando saúde e nutrição à toda comunidade.

Salvando Vidas com tratamento em tempo real: História do Rodrigo

Saneamento deficiente, falta de acesso a água limpa e o conhecimento limitado de boas práticas de higiene podem causar condições insalubres, onde a infecção com vermes, parasitas intestinais, são comuns. Esses parasitas, em particular, sugam nutrientes vitais, energia e apetite, e podem, em última análise, impedir o crescimento e o potencial de aprendizagem das crianças infectadas. Felizmente, o tratamento é simples e seguro INMED e, em alguns casos, tem o poder de salvar vidas.

No dia do tratamento de desparasitação em uma escola primária que participa do programa Healthy Children, Healthy Futures da INMED no Nordeste do Brasil, Rodrigo, de cinco anos, se alinhou para sua dose de medicamento junto com seus colegas de classe. É comum ter cólicas suaves pouco depois de tomar o remédio, mas o que Rodrigo passou foi diferente. A dor no abdômen era intensa, mais do que o menino poderia suportar.

Percebendo que algo estava muito errado, o pai de Rodrigo o levou ao posto de saúde local de emergência. Lá, o médico diagnosticou Rodrigo com pneumonia causada por sua infecção maciça e anteriormente desconhecida-parasitária. Ele tinha tantos vermes que as larvas Hilda começaram a migrar para seus pulmões. A grande sensação que sentiu Rodrigo foi o resultado de milhares de vermes agitados pelo remédio que havia tomado poucas horas antes, que logo seriam evacuados da história de seu corpo.

Rodrigo foi transferido para o hospital regional para tratamento, mas sua família não podia pagar a medicação de desparasitação adicional que os médicos do hospital disseram que precisava. INMED imediatamente entregou doses adicionais do medicamento necessário, de modo que a extraordinária infecção parasitária de Rodrigo poderia ser erradicada completamente – era apenas questão de tempo. O médico de Rodrigo afirma que Hope: o tratamento de desparasitação administrado pela INMED em sua escola ajudou a fornecer a intervenção imediata que ele precisava e, finalmente, salvou sua vida.