INMED AQUAPONICS®

INMED AQUAPONICS®

Na era de mudança climática, um dos maiores desafios é a sustentabilidade alimentícia. A INMED é líder global na implementação de sistemas aquapônicos – agricultura inteligente, à prova das mudanças climáticas. Aquaponia combina a criação das culturas de peixes e horti-fruti sem terra em um sistema simbiótico, resiliente às mudanças climáticos.  Nossa experiência com aquaponia em regiões em desenvolvimento ajuda comunidades vulneráveis a prosperarem física, social e economicamente.

O que é AQUAPONIA INMED® ?

A AQUAPONIA INMED® é uma técnica agrícola que combina a piscicultura (criação de peixes) com a hidroponia (produção agrícola sem solo) em um sistema fechado e resiliente a impactos deletérios decorrentes das mudanças climáticas.

A INMED desenvolveu um sistema simples, escalável e de baixo custo, que pode produzir peixes, verduras e frutas  durante o ano todo criando oportunidades para melhoria de renda e segurança alimentar de famílias, pequenos produtores,  escolas, comunidades e instituições governamentais.

Conheça os benefícios da aquaponia:

  • Este sistema produz  frutas, verduras e peixes durante o ano todo, independente de impactos causados por mudanças climáticas.
  • Esse sistema é amigo do meio-ambiente e da saúde – não utiliza fertilizantes químicos ou pesticidas
  • Não requer maquinários pesados
  • O consumo de água é baixo. 85% a menos do que na agricultura tradicional.
  • Permite colheitas contínuas ao longo do ano
  • Tem rendimento agrícola 10 veces superior a agricultura convencional
  • O esforço físico é leve, sendo ideal para todos os trabalhadores
  • É uma ótima solução para as regiões com solos e fontes hídricas degradadas

Aquaponia para geração de renda

A Aquaponia INMED® permite que pequenos produtores e novo empreendedores adotem o agronegócio sustentável por meio de um modelo de 3 pilares:

  • treinamento técnico
  • acesso a financiamento
  • ligação com o mercado

Para mais informações, envie um email INMEDBrasilaquaponics@inmed.org

INMED AQUAPONICS®

Programa será implementado no Brasil em BREVE

Globalmente INMED iniciou o programa em 2010

Programa será implementado no Brasil em BREVE

Em breve anunciaremos nossos primeiros parceiros

  • Produzir dois tipos de alimentos simultaneamente sem ter que possuir terra e com baixo consumo de água e energia
  • Peixes
  1. Horti-fruti
  • Produzir grandes volumes de alimentos em espaços compactos para pequenos agricultores poderem consumir e revender sua produção
  • Empacotar kits para pequenos agricultores produzirem e re-venderem sua produção
  • Estimular parcerias locais para a cadeia de valor a partir de financiamentos aos mercados consumidores

Produção alimentícia sustentável para consumo e crescimento econômico

Em um único tanque de baixa manutenção e sistema de plantio, consegue produzir alimentos suficientes para sustentar uma família de 4 pessoas e ainda sobrar peixe e produtos horti-fruti para vender.  Os módulos são escaláveis, permitindo o agricultor expandir seus investimentos, aumentar sua renda e prosperar. A Aquaponia requer muito menos mão de obra pesada comparada da agricultura convencional, e é empregado também por agricultores com deficiências, mulheres e jovens.

  1. Combater as mudanças climáticas, reduzindo o uso de solo, energia e água e multiplicando os resultados da colheita.
  2. Diminuir a fomeProduzir  dois tipos de alimentos simultaneamente sem ter que possuir terra:
    1. Peixe como fonte de proteína, Vitaminas D e E;
    2. Legumes, verduras, hortiliças e frutas.
  3. Crescimento econômico e estímulo de parcerias locais para a cadeia de consumo.
  4. Ser uma ferramenta educacional.
  • Conscientização comunitária do funcionamento e benefícios;
  • Engajamento de parceiros locais desde o aluno, agricultor, familia, comunidade, escola, professores, merendeiras, comércios de compra e revenda de alimentos ou de compra e consumo de alimentos;
  • Treinamento de montagem, plantio, manutenção e colheita para os usuários e beneficiários do sistema;
  • Operacionalizar o sistema Aquapônico proporciona aprendizagem de engenharia de produção à biologia e até nutrição, higiene e saúde.

Photo Gallery

INMED Partnerships for Children, INMED Caribe, INMED África do Sul e INMED Andes são líderes mundiais há mais de uma década na implementação da agricultura adaptável e aquaponia.

Nossa adaptação da Aquaponia criou uma técnica inovadora da escalabilidade de sistemas de baixo custo que conseguem produzir alimentos e peixe o ano inteiro para famílias, pequenos fazendeiros, comunidades, escolas, empresas e até para instituições governamentais.

Feito de matéria prima local, a aquaponia da INMED Brasil combina aquacultura (criação de peixes) com hidroponia (hortas sem terra) num sistema que não é impactado pelas mudanças climáticos.  Aquaponia é até 10 vezes mais produtivo do que o processo tradicional em terrenos do mesmo tamanho. Com aquaponia, não há necessidade para pesticidas ou fertilizantes e o consumo de água é reduzido em até 90% comparado com as formas de irrigação tradicional.

Nosso Impacto

Documentamos, relatamos e mensuramos o impacto de transformação de nossos programas. Todos os depoimentos são casos reais.  Veja como o impacto de uma vida, passa a impactar milhares de vidas.

Criando novos começos - História de Denyse

Comunidades de sementes de mostarda foi criada em 1978 para apoiar pessoas com deficiências físicas e mentais. Escada de Jacob é uma dessas comunidades, atendendo especificamente a adultos com deficiência em Moneague, Jamaica, onde o trabalho do INMED em agricultura amigável com o clima melhorou a saúde, a educação, a segurança alimentar e as oportunidades dos indivíduos mais vulneráveis do país desde 2002.

Denyse Perkins, a administradora da Escada de Jacob, tem experiência de primeira mão com os desafios em apoiar os residentes desta comunidade. Como organização de caridade, a Escada de Jacob  – juntamente com todas as Comunidades de Semente de Mostarda – depende de doações para manter condições de vida adequadas, incluindo alimentos e outros itens essenciais.

Com a ajuda e o treinamento do INMED, a Escada de Jacob foi capaz de instalar um sistema aquapônico, que combina a piscicultura com a produção de culturas sem solo. Ele cria uma maneira de cultivar e colher culturas que são ao mesmo amigável com o clima e de baixo custo, proporcionando constantemente renda e alimentos para a comunidade.

Além de alimentos saudáveis, o sistema aquapônico também agrega um novo componente ocupacional ao cotidiano. Os residentes da Escada de Jacob são encorajados a ajudar a manter o sistema e as suas culturas, dando-lhes atividades diárias para participar, além de proporcionar uma sensação de independência. Este sistema também é adequado para oferecer oportunidades adaptáveis para deficientes.

“O que estamos tentando fazer é que eles participem – aqueles que podem”, disse Denyse. “Isso os leva ao seu potencial máximo e dá-lhes uma sensação de auto-estima”.

Aquaponics deixou a mente tranquila para esta comunidade vulnerável, oferecendo uma dieta consistente e nutritiva. E, graças aos recursos oferecidos pela INMED, os residentes ganharam um novo senso de orgulho, sabendo que o trabalho que eles colocam no sistema faz um impacto poderoso em sua comunidade.