Ação Saudável

AÇÃO SAUDÁVEL

Ação Saudável, Impactando Vidas

O programa Saúde em Ação do INMED, em parceria com a Fundação Mondelēz Internacional, trouxe melhor nutrição e estilos de vida saudáveis ​​para mais de 1.005 escolas, 431.000 crianças, 15.000 professores e 3.000 cozinheiros escolares no Brasil.

Lançado em 2010, o programa está em sua terceira fase nas regiões do Pará, Pombos e Recife. Em Pombos, estamos implementando o primeiro sistema escolar INMED AquaponicsTM do país para fornecer acesso a alimentos frescos às escolas desfavorecidas da Saúde em Ação nas comunidades vizinhas. O sistema aquaponics está localizado no SERTA, um centro de aprendizagem adaptável em agricultura e sustentabilidade, onde o aquaponics será integrado aos currículos da escola, servirá como um centro de excelência para pesquisas e complementará as refeições da escola com produtos frescos e peixes.

O programa Saúde em Ação adota uma abordagem multifacetada para o desenvolvimento de uma cultura de estilo de vida saudável e sustentável nas escolas e comunidades, com atividades educativas participativas destinadas a promover melhor nutrição e escolhas saudáveis, acesso a alimentos frescos pelas hortas escolares, atividades diárias de condicionamento físico e envolvimento familiar.

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Fase I: 2010-2013

Fase II: 2014- 2017

Fase III: Lançamento 29 Nov 2018

3 Estados | 14 Cidades

  • Pernambuco: Recife, Vitória de Santo Antão, Moreno, Chã de Alegria, Jaboatão dos Guararapes, Pombos, São Lourenço da Mata, Escada, Glória do Goitá.
  • São Paulo: Piracicaba, Bauru, São Bernardo do Campo.
  • Paraná: Curitiba, Araucária.

Mondelēz International Foundation é o parceiro principal além das Secretarias de Governos Locais como: Secretarias de Saúde, Educação e Agricultura.

http://www.mondelezinternational.com/

Para atingir as metas de saúde provenientes de hábitos adquiridos, é necessário estabelecer metas de ações implementáveis. As ações são organizadas em 6 pilares principais:

  • Avaliar e adequar a situação nutricional dos alunos | Monitorar IMC
  • Aprender fazer escolhas de alimentação saudável | Equilíbirio e consciência
  • Acesso a alimentos saudáveis | Foco em horas escolares
  • Atividades Físicas | Por meio de ensino prático e pedagógico
  • Gerar conhecimento | Sobre nutrição e estilos de vida saudáveis que provocam mudanças comportamentais
  • Engajamento familiar e comunitário | Expandir o impacto e promover sustentabilidade

Nos primeiros 7 anos foram impactados:

  • 431.513 alunos
  • 1.005 escolas
  • 15.000 professores
  • 2.866 merendeiras

Também foram criadas:

  • 359 hortas escolares
  • 1.799 hortas domésticas

Principais destaques:

  • 65% das crianças melhoraram o IMC (Índice de Massa Corporal)
  • 73% menos crianças obesas
  • 58% mais crianças com peso ideal
  • 28% aumentaram o consumo de vegetais
  • 54% de redução no sedentarismo
  • 28% aprimoraram seu conhecimento sobre nutrição e estilos de vida saudáveis

Foram também desenvolvidos planos de sustentabilidade em todas as cidades por meio de workshops comunitários, com aumento do número de voluntários participantes.

A essência do programa Ação Saudável é:

  • Diminuição da tendência de excesso de peso e obesidade em crianças
  • Redução do IMC nas escolas que adotam o programa em comparação com suas respectivas cidades Incluindo equilíbrio e consciência
  • Aprendizagem de como fazer escolhas conscientes
  • Transformação de gostos e atitudes
  • Participação em atividades físicas
  • Oficinas Educativas
  • Voluntariado
  • Parcerias multissetoriais

Da escola para a vida:

  • Alteração da composição das merendas escolares, trabalhando a aceitação de alimentos frescos
  • Mudanças positivas no hábitos dos alunos em muitos casos influenciam outros membros de suas famílias na adoção de hábitos saudáveis
  • Melhorias visíveis relatadas pelos professores no comportamento e desenvolvimento acadêmico dos alunos
  1. Promover melhorias sustentáveis na saúde infantil e no estado nutricional.
  2. Aumentar a participação das crianças nas atividades físicas.
  3. Fortalecer o envolvimento dos pais em educação e atividades para melhorar a nutrição e adotar estilos de vida mais saudáveis.
  4. Construir as bases para a sustentabilidade a longo prazo.
  • Facilitar a educação e atividades participativas na escola sobre nutrição, atividade física e estilos de vida saudáveis;
  • Aumentar o acesso a produtos frescos através do estabelecimento de hortas escolares e da promoção de hortas domésticas e comunitárias;
  • Colaborar com as organizações parceiras para facilitar a educação física escolar e recreação temporária e lazer, com ênfase na diversão para se tornar um hábito;
  • Engajar os pais e parceiros comunitários com workshops e treinamento para garantir que os impactos dos programas sejam sustentáveis.

Assista ao nosso jardim aquaponia crescer semana a semana!

Semana 1

Semana 2

Semana 3

Galeria de imagens

Nosso Impacto

Documentamos, relatamos e mensuramos o impacto de transformação de nossos programas. Todos os depoimentos são casos reais.  Veja como o impacto de uma vida, passa a impactar milhares de vidas.

Um novo caminho do aprendizado: História do Carlos

Escolas em todo o Brasil estão se tornando mais verdes à medida que mais e mais comunidades participam do programa Saúde em Ação da INMED. Este programa educa estudantes como Carlos e sua comunidade sobre a importância da nutrição e estilos de vida saudáveis ensinando-lhes os benefícios da jardinagem.

“Eu gosto de muitas dessas atividades”, disse Carlos. “Antes eu não ia a escola com tanta frequência, mas depois que comecei a participar dessas atividades, quase nunca perdi a aula. Agora eu aprendo de forma diferente “.

Além de melhorar seus hábitos alimentares, a horta deu a Carlos um renovado entusiasmo pela aprendizagem. Além de Carlos, o programa INMED foi um sucesso imediato entre muitos outros alunos, como observou o diretor de uma das escolas participantes.

“A ação da horta é interessante para os alunos”, disse ele, “porque em suas casas há sempre um pouco de espaço, um pouco de chão onde podem plantar”.
Um funcionário do refeitório notou como as crianças não valorizavam os vegetais antes. Mas desde a horta, juntamente com o encorajamento de seus professores, a realidade mudou. “A horta trouxe melhorias para a escola, com certeza”, disse ela. “Nós constantemente temos vegetais para preparar refeições; Tudo o que eu preciso, eu apenas colho da horta. Às vezes, quando os alunos não vêem salada no prato, eles me perguntam: “Onde está a salada?” “Onde está o verde?”

Depois de observar o impacto do programa, um assistente social da escola explicou como a horta complementa atividades de alimentação saudável e promove uma melhor qualidade de vida. “Queremos que os alunos levem para casa a possibilidade de construir uma horta como outra opção de poupança”, disse ele. “Nossos filhos comem muitos vegetais; esses alimentos não têm sobras. Estou tão agradecido por essa ação comunitária e apoio do INMED em nossa horta”.

Callout: “Eu gosto de muitas dessas atividades. Antes eu não ia a escola com tanta frequência, mas depois que comecei a frequentar essas atividades, quase nunca perdi aula. Agora eu aprendo de forma diferente “.

Hortas que Transformam: Histórias de Maria e Cristiane

Maria José, uma mãe na Chã de Alegria rural, foi inspirada a cultivar uma horta doméstica depois de discutir o valor de alimentos saudáveis com a professora de seu filho. Sua família possuía uma grande quantidade de terra, mas nunca havia plantado sobre ela. Ela construiu a horta depois de participar de uma sessão de treinamento INMED, “Eu não vou ao mercado para comprar vegetais mais, e meus vizinhos compram seus vegetais do meu jardim de casa”, explicou Maria. “Agora, eu ganho dinheiro e ainda tenho vegetais de boa qualidade para alimentar minha família. Eu paguei minha conta de energia elétrica e parte do meu aluguel com as vendas dos vegetais que plantamos no nosso quintal. Tenho dinheiro para comprar sapatos, que também salva a pensão do meu marido, que está aposentado. A horta tem sido muito boa para nós! ”

Cristiane Maria, uma mãe na mesma região, viu seus filhos se envolverem com horticultura e nutrição através do programa Saúde em Ação do INMED. Em breve, ela estabeleceu uma horta em casa também e viu sua família florescer. “Meus filhos preparam os vegetais com meu marido e comigo”, disse Cristiane. “Eu quero continuar o trabalho que eles fazem na escola; Eu acho que essa é uma boa atividade. Quando eu quero algum tipo de vegetação do jardim, as crianças escolhem e me trazem – eles adoram! Ganhei muito da minha horta. Agora eu apenas compro vegetais no mercado que eu não tenho em casa “.

A família de Cristiane agora é capaz de fornecer aos seus vizinhos comida extra. O coentro fresco, pimentão, repolho e outros vegetais que plantaram são compartilhados com várias casas na área.

“Além disso,” disse Cristiane, “o jardim trouxe saúde para minha família, e o mais importante de tudo, nos aproximou! Antes, as crianças voltaram para casa da escola e, sem fazer nada depois de terminar a lição de casa, ficavam na frente do computador o dia todo. Hoje temos tarefas a serem realizadas em nossa horta. Limpando, regando e plantando juntos tornou-se um hábito familiar, e isso me faz muito feliz “.

Levando a sala de aula para casa: Histórias de Ana e Renan

Em todo o Brasil, as escolas estão ensinando estudantes sobre os benefícios de um estilo de vida saudável e mantendo a higiene adequada. Com a ajuda do programa Saúde em Ação da INMED, muitas dessas escolas estão plantando jardins. Esses jardins servem como uma sala de aula externa que mostra aos estudantes as vantagens nutricionais dos vegetais que estão crescendo. Além disso, os produtos frescos que a horticultura produzem são incorporados nas refeições diárias da escola.

O programa Saúde em Ação também serviu para tornar a escola mais verde. “Não havia uma única planta em toda a escola”, disse um administrador. “A horta deu um retorno mais alto, porque plantar uma semente, cuidar dela, colher e depois ver que pode se tornar parte de sua comida é um processo contínuo de descoberta diária para os estudantes”.

Durante a aula, os alunos são ensinados a manter a boa saúde através de sua dieta e seu estilo de vida. Várias crianças, incluindo a aluna Ana Julia, começaram a criar hortas familiares que não só se beneficiam, mas também a família inteira.

“Estou fazendo uma pequena horta em casa com minha mãe”, disse Ana, “e eu até trouxe mudas de hortelã para o jardim da escola. Perguntei ao jardineiro da escola para três mudas de tomate para plantar no meu jardim, e agora estou esperando que cresçam. Agora estou comendo mais vegetais e não posso esperar para colher os tomates “.

Renan, outro aluno, também viu mudanças positivas depois de cultivar sua própria comida em casa. A horta não só estimulou sua curiosidade, mas também o tornou sua mente mais aberta sobre os alimentos que ele come.

“Na minha casa, plantei o xuxu”, disse ele. “Antes disso, não gostava mas quando começamos a nossa horta de casa, decidi tentar e gostei. Agora eu estou sempre comendo porque xuxu cresce muito rápido “.

À medida que os alunos continuam a aprender sobre os benefícios da formação de hábitos alimentares saudáveis, eles crescem cada vez mais entusiasmados com a horta de vegetais. Por causa do programa Saúde em Ação do INMED, eles são capazes de trazer essa paixão para casa, onde se espalha entre seus familiares e, finalmente, para a comunidade ao redor.

Além disso: “A horta deu um retorno mais elevado, porque plantar uma semente, cuidar dela, colher e, depois, ver que pode se tornar parte de sua alimentação é um processo contínuo de descoberta diária …”.