Dicas de aproveitamento integral de alimentos

Existe um grande desperdício de alimentos no Brasil, muitas vezes isso ocorre porque as pessoas desconhecem que determinadas partes dos alimentos podem ser consumidas. O consumo integral do alimento, ajuda a diminuir os custos com a alimentação, como também aumenta o consumo de nutrientes, já que muitas partes descartadas são muito nutritivas. Anote as receita e faço o uso integral dos alimentos na sua casa!

Receita 1: Biscoito de banana com casca

Ingredientes: 

– 2 bananas com casca 

– 6 colheres de sopa de manteiga 

– 2 xícaras de chá de farelo ou farinha de aveia 

– 1 xícara de farinha de trigo integral

Modo de preparo: 

1.       Descasque as bananas, pique as cascas em cubos e reserve.

2.       Amasse as bananas com o garfo, acrescente a manteiga e misture. 

3.       Acrescente o farelo de aveia e misture com as mãos, aos poucos acrescente a farinha de trigo, até chegar ao ponto. 

4.       Coloque as cascas picadas, amasse com o rolo e corte no formato de sua preferência. 

5.       Asse em forno médio 180 °C, preaquecido, por aproximadamente 15 minutos.

Dica extra: quando servir, experimente polvilhar os biscoitos com canela ou cacau em pó.

Receita 2: Suco refrescante com ramos de cenoura

Ingredientes: 

1 abacaxi (congele as cascas para usar depois)

– ½ litro de água filtrada gelada

– Ramos de ½ kg de cenoura lavados e higienizados

Modo de preparo: 

  1. Descasque o abacaxi e corte em cubos.
  2. Lave bem os ramos da cenoura em água corrente.
  3. Bata todos os ingredientes no liquidificador
  4. Sirva para toda a família

Importante: tente consumir o suco sem coar. Quando peneiramos nossos sucos perdemos nutrientes importantes.

Receita 3: Semente de abóbora torrada

Ingredientes: 

Sementes de abóbora (qualquer tipo)

Modo de preparo: 

  1. Com uma colher, raspe as sementes de abóbora para soltar da polpa e transfira para uma peneira.
  2. Lave bem as sementes sob água corrente e deixe escorrer bem a água.
  3. Seque as sementes com um pano de prato limpo.
  4. Coloque-as numa fôrma e leve ao forno a 180º.Mexa de vez em quando, para que todas fiquem tostadinhas e crocantes.

Dica Extra: as sementes torradas duram bastante e podem ser consumidas como um aperitivo ou acrescentadas a saladas.

 
 

Hora da história

 
 

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