
Dia Internacional da Não-Violência
Os programas do Para Crianças são ações que protegem as crianças e preparam a sociedade para uma vida mais segura e humana. O Para Crianças entende que a não violência deve começar no ambiente familiar e escolar.
Condições adversas na infância, tais como: abuso físico e emocional, ausência de pais e cuidadores, uso de disciplinas inadequadas e abandono (entre outros fatores de risco), causam traumas e trazem consequências de longo prazo, afetando a saúde física e mental das crianças e adolescentes.
Essas condições deixam sequelas e podem conduzir os adolescentes para as drogas e a prostituição, além de causar distúrbios de comportamento e adoção de hábitos não saudáveis, contribuindo para estabelecer hábitos que geram riscos e problemas para a saúde publica, a educação e o sistema legal.
A resolução da ONU que criou o Dia Internacional da Não Violência em 2007 reafirma “a relevância universal do princípio da não-violência” e o desejo de “garantir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não-violência”.