Aquaponics: Uma forma inovadora de manter os alunos alimentados e saudáveis

Aquaponics: Uma forma inovadora de manter os alunos alimentados e saudáveis

Em algumas regiões da África e America Latina a única refeição que as crianças recebem durante o dia é na escola. Esta foi a razão que levou a INMED Partnerships for Children a procurar soluções inovadoras e resistentes às mudanças climáticas com o propósito de garantir que os alunos não sejam apenas alimentados, mas também saudáveis.

Assim nasceu há mais de 10 anos o Projeto Aquaponic, solução inovadora que acrescenta proteínas e minerais aos legumes e vegetais enriquecendo a merenda escolar com a produção de peixes. Trata-se de tecnologia acessível a pessoas de baixa instrução e renda onde peixes são criados e hortifrútis são cultivados em um circuito fechado, sem a necessidade de solo, pouca água e energia e elevado rendimento agrícola.

Com a ajuda da Mondelez International Fundation a INMED administra unidades de aquaponia no Eastern Cape e Gauteng, África do Sul que nutrem cerca de 100.000 alunos por ano.

O gestor do projeto da INMED, Unathi Sihlahla diz que “A beleza da aquaponia é que você pode reutilizar 90% da água. Seu peixe é o motor do sistema. Resíduos dos peixes são usados ​​para fornecer nutrientes para as plantas. Ele vai para as plantas através da água de recirculação”. Destaca também que “Você não precisa de fertilizantes. Tudo o que cultivamos é orgânico”. Como resultado do sucesso da fábrica de Port Elizabeth, a Mondelez International Foundation e a INMED Partnerships for Children abriram uma instalação ainda maior em Soweto no mês passado.

Clique aqui e veja a matéria internacional.