
A importância dos exames de IMC
O programa Crescer Saudável está sempre atento, acompanhando as crianças no presente para que tenham um futuro brilhante! Para conhecer o estado nutricional das crianças de 4 e 5 anos atendidas pelo Programa, elas passaram em maio de 2018 por uma cuidadosa avaliação de IMC (Índice de Massa Corporal), gerando informações preciosas que foram analisadas e compartilhadas pela equipe do Programa com as famílias e com os Agentes Comunitários de Saúde.
Esses exames tiveram como objetivo identificar as crianças em estado de subnutrição e de obesidade para submete-las ao acompanhamento atento dos pais, da escola e dos profissionais de saúde. Foram avaliadas aproximadamente 480 crianças de idade entre 4 e 5 anos, sendo que 74 já tinham sido avaliadas em 2016, proporcionando um comparativo de resultados e permitindo analisar o desenvolvimento dessas crianças.
No último mês de agosto começaram a ser realizadas reuniões com as equipes escolares voltadas às crianças em condição de vulnerabilidade para conhecer melhor os seus hábitos e, a partir daí, traçar uma estratégia que responda às necessidades de mudança em seu perfil alimentar. Desde o mês de setembro os casos específicos que inspiravam mais cuidados estão sendo acompanhados pelas nutricionistas do programa.