Menu
Contribua com nosso projeto
30/9/2016

Programa Ação Saudável ganha destaque em seminário da rede municipal de ensino de São Bernardo

Estamos fazendo sucesso com o programa Ação Saudável em São Bernardo do Campo (SP). Na semana de 19 a 23 de setembro, as escolas da rede municipal de ensino participaram do Seminário de Educação Territórios de Aprendizagem, promovido pela Secretaria de Educação no qual os educadores apresentaram ações e atividades de destaque desenvolvidas em suas escolas para os colegas.
Programa Ação Saudável ganha destaque em seminário da rede municipal de ensino de São Bernardo
Equipe de educadores da Emeb Belmiro Soares da Cunha
Os educadores da Escola Municipal de Ensino Básico Belmiro Soares da Cunha apresentaram as atividades do Ação Saudável que, até o momento teve resultados excelentes. A diretora da unidade, Lilian Cristina Casagrande Morassi, explicou o motivo do programa ter sido escolhido para a apresentação:

“Já tínhamos preocupação e algumas ações com meio ambiente como plantar vasos e floreiras ou o cultivo de algumas árvores frutíferas. Com a vinda do programa, achamos interessante desenvolver a consciência dos alunos sobre comer melhor e desenvolver uma alimentação mais saudável. As atividades na horta envolveram todos: alunos, professores e muitos pais, que também se interessaram. Os resultados são ótimos. Até atividade lúdica e artística do professor de artes foi realizada a partir da nossa horta, que tem 10 canteiros.”

Os alunos do 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental fizeram espantalhos para cuidar na plantação aproveitando que as professoras destas turmas estavam desenvolvendo atividades pedagógicas sobre contos de terror com os alunos e o professor de artes, Fábio Madrid, achou que espantalhos poderiam cair bem como atividade.

“Escolhi o elemento espantalho, que está no clima do terror, para fazer uma intervenção artística naquele espaço. Com os alunos, criamos um por turma, de diversos tamanhos. A escola toda se mobilizou com a atividade e os pais também participaram mandando roupas e adereços para utilizarmos. O resultado foi ótimo”.

Quem também mereceu destaque na apresentação da EMEB Belmiro foi a horteira Zuleika Maria Mendonça, que ainda é professora e desenvolve função administrativa na secretaria da escola.

“Eu não tinha experiência com plantação. Trazia na memória boas lembranças de quando era menina em Minas Gerais e brincava na horta. Mas gerenciar a horta foi um ótimo desafio e eu me dedico muito a ele. A horta é um verdadeiro xodó da escola. Cada classe da escola tem uma responsabilidade e eu administro isso. Vejo se a plantação foi bem regada, se os canteiros estão limpos, sem mato. Já plantamos e colhemos alface, cenoura, almeirão, beterraba, couve, ervas medicinais e repolho, que quase ninguém sabia que cresce com folhas tão bonitas e só depois se fecha naquele formato de bola. As crianças já experimentaram tudo que foi plantado e até entraram na cozinha para preparar alimentos colhidos na horta.”

Zuleika, antes de concluir sua fala para os educadores de outras unidades, destacou a importância de todos os funcionários “abraçarem a causa” da alimentação saudável: “Dá certo porque todos participam, todos os funcionários, até da limpeza. Com isso ganham os alunos, ganham os professores, educadores. Todos!”
Programa Ação Saudável ganha destaque em seminário da rede municipal de ensino de São Bernardo
Outra escola do nosso programa, a EMEB (Escola Municipal de Educação Básica) Bernardo Pedroso, fez bonito no seminário com uma exposição de banners com fotos e descrições das ações desenvolvidas pelo programa. A diretora da escola, Gabriela Reis Silva Pinheiros, apresentou a exposição, que aconteceu na EMEB Nádia Aparecida Issa Pina, no bairro Nova Petrópolis, no dia 23.
O programa Ação Saudável é realizado em São Bernardo do Campo pela Inmed Brasil em parceria com a Fundação Mondelēz Internacional e apoio do governo local.

Visite também

twitter
google+

Patrocinadores

Convênio

Lei de incentivo de esporte
ministérios dos esportes
funcad
prefeitura de sp